O que e onde gravar sua videoaula

O que e onde gravar sua videoaula

Quero aqui te trazer duas ideias sobre vídeo.

Você pode fazer o teu vídeo em casa, considerando que você dá aula no curso presencial, pode fazer a gravação da tua vídeo aula em casa, para ter um complemento didático ou, se você não leciona em curso presencial, e tem outra atividade profissional, você pode oferecer um curso via internet também.

Independente se você tem se você leciona em um curso formal, como um curso de ensino médio ou superior ou se você tem uma atividade profissional diversa e produz o seu treinamento para internet, você pode fazer produção de aulas resumo para ajudar a pessoa a tirar dúvida e se orientar no conteúdo.

Você pode também fazer aula de resolução de exercícios.

Por exemplo, você dá uma disciplina de álgebra e sabe que tem ali um determinado item lá naquela disciplina, dentro do conteúdo de cálculo diferencial ou nessas essas disciplinas que os alunos tendem a ter alguma dificuldade, você pode fazer a gravação da resolução do exercício.

Essa resolução, você pode fazer simplesmente na mão escrevendo no papel e filmando o papel. Você faz essa resolução do exercício e o aluno pode ficar à vontade para ver quantas vezes quiser.

Você pode fazer também demonstração do software. Por exemplo, em um curso de computação, temos muito treino a respeito de linguagem de programação ou de ferramentas e aí você pode usar o a produção do vídeo para fazer demonstração de software.

Você pode fazer o vídeo para para que o aluno veja determinados itens, por exemplo, como que eu uso um bloco de construção, como que eu faço uma passagem de parâmetro na função e pode, na demonstração do vídeo descrever ou demonstrar como fazer.

E o que seria o gravar em casa?

Seria um local que você tenha um ambiente favorável. Pode ser um cantinho na sala, no escritório, como eu estou aqui agora em minha mesa, pode ser em algum local que você tenha um ambiente que tenha silêncio suficiente e tranquilidade para você gravar.

Além de poder gravar em casa, você pode também fazer essa gravação externa. Por exemplo, pra você é da área de educação física.

Se você é da área de educação física, você pode fazer a gravação da aula em um parque, por exemplo. Pode fazer numa área externa, tendo aí uma variedade de possibilidades que você pode usar para fazer seus vídeos.
Ainda, uma possibilidade é na sala de aula.

Como que um professor pode gravar aula em sala de aula?

O professor pode simplesmente usar o seu smartphone ou usar uma câmera que queira, basta posicionar no local pretendido. O professor pode usar uma webcam, por exemplo, eu uso uma webcam para fazer transmissão ao vivo e já gravei em sala com webcam e posso dizer que foi muito simples.

Essa webcam deve estar conectada no seu notebook em sala de aula e gravando o vídeo e a fala.

Observe que há várias formas de gravar em sala, podendo gravar a cena ou mesmo gravar a captura de tela do notebook, de forma que tudo que eu faço vai ficando gravado e o aluno vê depois essa aula, inclusive com a exibição do PowerPoint à medida que fui explicando.

Qual o local que você acha que é melhor usar para a gravação das suas videoaulas? Em sala de aula, em casa ou externo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *