Como você ensina?

Como você ensina?

Como ensinamos hoje em dia?

E você pode dizer que o professor ensina normalmente.

Mas o que é normal?

Ensinar normalmente seria explicar o conteúdo usando a lousa e às vezes também slides em PowerPoint no projetor? Indicar para os alunos fazerem trabalhos em grupo, apresentação de seminários ou listas de exercício para entrega?

Eu posso lhe dizer que se formos refletir sobre forma de ensino, ensinar normalmente talvez esteja associado ao que você está acostumado.

Já parou para refletir se o seu modo de ensinar é parecido com a forma que foi ensinado? Ou talvez se assemelhe à forma de ensinar de um professor ao qual você tinha grande simpatia ou gostava de sua disciplina?

Muitas vezes, o que repetimos é apenas o que aprendemos.

Independente de sua aula ser uma aula presencial ou à distância, pode ser uma disciplina de um curso superior ou mesmo de um treinamento online, você tende a repetir como você aprendeu, como você vivenciou as aulas que lhe marcaram e pode acreditar que está lecionando de forma normal porque é a forma que você está acostumado.

E eu lhe pergunto: será que você faz alguma coisa a mais do que a forma que você foi ensinado há 15, 30 anos atrás? Você está inovando e usando os recursos disponíveis para sua aula ou está apenas reproduzindo o formato da década de 80?

A forma que você ensina está primando pela qualidade de ensino ou, no fundo, está apenas repetindo a mesma forma como você foi ensinado?

Pode ser que está apenas reproduzindo a forma de ensino que viu de seus professores com aula teóricas em lousa e, às vezes, uso de projetor.

Será que essa forma de ensino padrão onde o professor faz sua aula expositiva só com lousa e giz, funciona bem para o perfil de aluno que temos hoje?

Será que dessa maneira o aluno consegue o suficiente a informação e será que ele consegue ter inclusive uma retenção duradoura dessa informação para que não ter aquele efeito amnésia que apaga o que foi aprendido durante as férias de meio ou de fim de ano e quando o professor pergunta no primeiro dia de aula e vai retomar um ninguém lembra?

Hoje em dia, com as pessoas totalmente conectadas com dispositivos móveis e vários equipamentos conectados à internet por todo lado, será que essa forma lousa e giz com eventualmente uso de um PowerPoint com projetor (isso quando tem o projetor à disposição), será que essa forma ainda funciona e é uma boa forma de ensino?

É aí que entra o recurso de oferecer conteúdos em videoaulas para trazer mais dinamismo e tornar o curso mais agradável aos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.