Como otimizar o tempo de aula usando vídeos

Como otimizar o tempo de aula usando vídeos

Quem leciona em uma disciplina presencial sabe que, na prática, uma disciplina de 80 aulas não terá efetivamente 80 aulas de conteúdo.

Por exemplo, se considerar o segundo semestre de 2018, quando estou produzindo esse episódio, a depender do dia da semana que a disciplina será ministrada, teríamos:

  • Segunda-feira – 0 feriado
  • Terça-feira – 1 feriado
  • Quarta-feira – 0 feriado
  • Quinta-feira – 1 feriado
  • Sexta-feira – 3 feriados

Para efeito de cálculo, considere que, a cada aula/encontro, teremos 4 aulas, que corresponderia a uma noite de aula de uma única disciplina. Isso nos levaria a 20 encontros.

https://youtube.com/watch?v=Tas1LQYgwAk

Sigamos com os cálculos:

Veja que, excetuando a segunda e quarta-feira, há entre 1 a 3 aulas que irão coincidir com feriados.

Então, de 20 encontros, reduzimos para entre 17 a 19. Vamos considerar um valor médio de 18 encontros.

Temos que considerar também 3 encontros para aplicação de provas de primeiro e segundo bimestre e exame. Algumas faculdades oferecem mais uma avaliação ainda em caráter substitutivo.

Com isso, ficamos com 15.

Vamos considerar também que, após cada uma das provas bimestrais, reservaremos uma aula para correção da prova e revisão dos conteúdos de dúvida.

Ficamos então com 13 aulas.

A depender da disciplina, haverão aulas de apresentação de trabalho, seminários e correção de exercícios. Considerado 2 aulas para esse propósito por bimestre, teremos então 4 aulas para correções de exercícios e seminários, o que nos leva para 69 aulas de conteúdo.

Ficamos então com 9 encontros.

De forma geral, é nesses 9 encontros que o professores deverá abordar todo o conteúdo teórico pretendido na disciplina.

E qual é o problema disso? O maior problema é que, como você pode observar, há poucos encontros onde o professor e os alunos se vêem. É justamente nesses poucos encontros que o professor faz a apresentação da teoria.

Os poucos encontros, quando os alunos têm a presença do professor para esclarecimento de dúvidas é, de certa forma, desperdiçado com apresentação de teoria. Para fazer os exercícios, os alunos farão em casa, sozinhos, quando não terão ninguém para lhes auxiliar com dúvidas.

Com o uso de vídeos esse tempo de encontro pode ser muito melhor usado.

As aulas teóricas podem ser deixadas para que os alunos acessem de casa, quando não estão na presença de outros alunos ou do professor e os momentos presenciais passam a ser usados para esclarecimento de dúvidas, atividades práticas, correções de exercícios e outras atividades que podem se beneficiar da presença do professor e dos demais colegas em sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *