Vídeo gravado ou ao vivo para apoio didático

Vídeo gravado ou ao vivo para apoio didático

No caso de uso como apoio didático a uma disciplina presencial, os vídeos gravados podem ser usados pelo professor.

Podem ser vídeos de pontos principais da disciplina, e ser usado como uma espécie de aula de reforço ou tira-dúvida para o aluno.

Pode ser gravada a aula presencial e oferecer a aula completa? Pode. Mas idealmente, de uma aula ao vivo devem ser retirados os trechos de maior relevância para não se tornar um conteúdo desinteressante.

Na aula ao vivo envolve algumas outras exigências técnicas para ser feita, com o objetivo de ter boa qualidade.

Penso ser mais fácil começar com aulas gravadas, principalmente pela facilidade de você poder gravar e regravar quantas vezes desejar um determinado trecho até ficar de seu agrado.

Gravou e não ficou bom? Grava de novo no mesmo dia ou mesmo no dia seguinte.

Para eu gravar uma aula, uso basicamente a câmera, iluminação e microfone, podendo depois editar e ajustar eventuais erros.

Para eu produzir um conteúdo ao vivo, além da câmera, iluminação e microfone, preciso ter esses equipamentos todos conectados a um computador, ter um software de transmissão e outros acessórios adicionais para que consiga um resultado satisfatório.

Então, minha sugestão é: comece fazendo vídeos gravados para oferecer a seus alunos.

Principalmente se você tiver timidez ou falta de jeito frente à câmera.

Claro que nada lhe impede de começar com vídeos ao vivo mas veja a experiência de começar gravando seus vídeos como um “aquecimento” para suas transmissões ao vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *