Vantagens no uso de vídeos aos alunos da educação presencial

Vantagens no uso de vídeos aos alunos da educação presencial

Quero lhe comentar a respeito de algumas vantagens do uso de vídeos para alunos da educação presencial.

Podemos ter um uso melhor da tecnologia que hoje é comum como um smartphone e internet. Podemos democratizar o conhecimento com o uso de vídeos.

As informações que compartilho nos canais do Sala de Aula .online, por exemplo, é um excelente meio de eu interagir com minha audiência e de forma democrática: qualquer pessoa que tiver interesse pode acessar.

Então eu lhe pergunto, por que não produzir vídeoaula para auxiliar o nosso aluno, de forma que ele possa ter um apoio didático para entender o conteúdo e ainda disponibilizar esse conteúdo para ficar disponível no YouTube, acessível a pessoas que são de outras escolas?

Podemos respeitar o tempo do aprender individual do aluno.

Tem aluno que precisa de ver o conteúdo mais de uma vez. Outros, por motivos pessoais falta à aula no dia que é apresentado um conteúdo que, mais tarde, vai lhe fazer falta.

Então, ao você disponibilizar os vídeos, você está agregando benefício a esses alunos e também respeitando o tempo de cada aluno para o aprender.

Há também o critério dos alunos mais lentos e dos alunos rápidos.

Geralmente o professor se ocupa muito do aluno lento. Ele tenta explicar, tenta nivelar o conhecimento do aluno que tem dificuldade aos demais.

Mas, e o aluno rápido? O aluno que tem facilidade naquele conteúdo?
Se você deixar o aluno rápido lá, aguardando o aluno mais lento, você pode deixar aquele aluno entediado. Ele vai ficar desmotivado.

E o uso dos vídeos pode oferecer vantagem nessa questão.

Você pode oferecer vídeos que desafiem esse aluno mais rápido, que tem facilidade, como um complemento.

Com isso, vai além daquele básico e o aluno que quer (e consegue) se desenvolver além do comum, pode usar esses conteúdos.

Isso tem alguma relação com com recursos educacionais abertos.

Recursos Educacionais Abertos, ou simplesmente REA, são conteúdos que foram produzidos para fim didático e têm sua reutilização aprovada.

Os materiais didáticos produzidos na instituição (ou mesmo fora dela) podem ser organizados para serem oferecidos aos alunos.

Por exemplo, você é professor de álgebra, de linguagem de programação ou outra disciplina.

Você pode produzir vídeoaulas reunindo aspectos principais da sua disciplina, reunindo detalhes neste vídeo e publicar no YouTube.

Ao passo que favorece seu aluno, tenha certeza que vai favorecer inúmeros outros alunos que também acessarão seu conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *