Professor, forme pensadores livres
Tem uma frase interessante que está escrita no livro de Salman Khan que é:
“Para reunir visão e vontade para mudar a essência da educação de forma significativa – alinhando ensino e aprendizagem com o mundo contemporâneo -, um dos saltos que precisamos dar é entender que o modelo educacional dominante nos dias de hoje não era, verdadeiramente, inevitável. É uma criação humana.”
Se você não se recorda quem é Salman Khan, ele é o criador do site Khan Academy, um enorme projeto de criação de conteúdos sobre matemática e vários outros assuntos para alunos.
Pense nisso: O modelo educacional que temos hoje em vigor nada mais é do que algo que nós criamos em algum momento.
Esse formato de ensino remonta ao modelo vigente na Prússia há centenas de anos.
Esse formato foi criado usando essa ideia de segmentar os conhecimentos em matérias e afins.
Esse formato de segmentar os conteúdos não foi exatamente criado para formar pensadores livres. Muito pelo contrário!
Esse formato foi criado para que as pessoas com atividades inferiores tivessem o mínimo de educação necessária para servir à sociedade em atividades profissionais.
Considero interessante pensar que usamos hoje em dia de maneira ampla um modelo de ensino que foi concebido para não necessariamente formar formar pessoas com plena condição de pensamento.
Alguma vez você já refletiu a respeito desse formato de ensino que temos, onde os alunos se encontram com o professor para receber conteúdos teóricos, onde o conhecimento de uma atividade profissional é repartida em anos e depois compartimentado em disciplinas?
Será que esse é realmente o melhor formato hoje para nossos alunos?