Educação a distância ou E-learning: é diferente?
É comum ouvirmos os termos educação a distância e e-learning como sinônimos. Mas é a mesma coisa? É correto usar ambos os termos para se referir à mesma coisa?
Tenho ouvido de várias pessoas ambos os termos para se referir à mesma coisa. Inclusive de professores que atuam com tecnologia como apoio didático.
Mas, devo usar o termo “educação a distância” ou “e-learning”? O que é um e o que é outro?
Educação a distância pode acontecer sem o e-learning. Então apenas por isso, não podemos considerar que esses dois termos se referem à mesma coisa.
O E-learning é uma referência ao uso de tecnologia, de eletrônica, sistemas ou qualquer outra tecnologia para transmitirmos o conteúdo, vídeos, aulas, toda a informação que está sendo estudada.
Já a educação a distância se refere ao fato de você estar ou não presente no local, na sala de aula.
Nesse sentido, o termo “educação a distância” está diretamente relacionado à “educação presencial”.
A educação a distância ocorre em local geograficamente diferente, enquanto a educação presencial ocorre em mesmo local físico, geográfico.
Então, observe que tanto a educação presencial quanto a educação a distância pode dispor de e-learning.
Nesse caso, o e-learning envolve o aprendizado como apoio de uma mídia ou sistema informatizado.
Por isso mesmo, o ensino presencial pode dispor de e-learning com mídias, sistemas de quiz ou mesmo de recebimento de trabalhos no formato digital, por exemplo.
Com isso, o e-learning pode ser usado dentro ou fora da sala de aula.
Um ótimo exemplo de ferramenta de e-learning que pode ser usada tanto para curso presencial quanto curso a distância é o Moodle.
Se você não sabe o que é o Moodle, logo aqui junto do episódio tem a indicação de dois outros episódios que você pode saber o que é o Moodle.
E, se você já conhece o Moodle e quer usar ele, ou quer saber mais sobre Moodle, deixa seu comentário aqui no episódio.