Como melhorar a captação do áudio sem gastar

Como melhorar a captação do áudio sem gastar

Sabia que você pode melhorar muito seu áudio, talvez até mesmo em 100% com material que você já tem em casa ou investindo míseros 10,00?

Se você já tentou fazer a gravação de um vídeo, pode ter percebido que o áudio talvez não ficou tão bom ou mesmo que ficou um chiado ao fundo.

Geralmente, na maioria dos computadores, se você conectar seu microfone logo no conector de microfone do computador, tem um ruído característico que vai ficar no fundo do áudio. Isso não é nenhum problema e é fácil de ser melhorado. Se quiser saber a respeito de como fazer uma edição rápida para melhorar isso, tem um link pro vídeo onde eu mostro os passos de uma edição simples de áudio pra melhorar esse ruído.

Bom, mas voltando a falar do áudio, se você grava com o som do microfone embutido do seu computador, vou te dar opções bem melhores.

Uma opção é você gravar com o microfone do fone de ouvido que vem com o seu smartphone. Você pode colocar ele por dentro da camisa e usar somente a parte do microfone.

Outra opção ainda é investir e comprar um microfone de lapela. E você vai achar dos mais variados preços e modelos. Você vai achar opções a partir de dez reais. Claro que não é aqueeeela captação de áudio mas já capta um áudio legal pro seu vídeo. Se você puder investir um pouco mais, tem modelos melhores.

E porque eu tô indicando um microfone de lapela? É um microfone com um bom custo/benefício, fácil de usar, fica discreto no vídeo e capta menos ruídos das coisas que estão ao seu redor como um carro passando perto, um som de ventilador ou outro ruído.

Além do mais, você pode ligar esse microfone em seu smartphone com um software de gravação, em um gravador específico para gravar áudio ou mesmo direto na sua filmadora, se ela tiver o conector.

Para esses vídeos do 1 mês de vídeos, por exemplo, eu estou fazendo a gravação com um microfone de lapela, ligado a um gravador.

Você pode colocar ele por fora da blusa ou mesmo por dentro, que fica mais discreto ainda e nem chega a aparecer no vídeo.

Faça um teste de gravar o áudio com um microfone de lapela, pode ser o fone que vem com seu smartphone ou mesmo um microfone de lapela realmente e confira a qualidade, eu acredito que vai achar bem melhor.

E se você quiser fazer algum ajuste, retirar algum ruído, melhorar um pouco mais a captação, veja aqui no comentário desse episódio o link de um episódio onde eu deixo uma dica simples de edição para seu áudio.

Nos próximos dias, vou publicar também um vídeo sobre um excelente software para gravação de áudio para usar com o smartphone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *