Softwares para fazer videoaulas

Softwares para fazer videoaulas

Independente de você fazer sua gravação usando um smartphone, uma handycam (dessas portáteis), uma DSLR ou qualquer outro modelo, de maneira geral você precisará de um editor de vídeo.

Se você for fazer vídeoaulas que precisem de gravar seu desktop, onde você vai demonstrar um software ou gravar os slides de um PowerPoint, vai precisar de um software para screencast.

Então, dependendo do tipo, você precisa de um editor de vídeo e / ou de um software para produzir screencasts.

Para cada um desses softwares, você tem várias opções que pode usar.

Já te adianto que todos os softwares que vou te falar estão com os links logo aqui no episódio.

Para edição de vídeo, alguns dos mais usados são o Premiere, da Adobe e o Vegas. O Vegas oferece a versão Vegas Pro que é uma versão com muitos recursos e também oferece a versão Vegas Movie, com menos recursos mas ainda assim também muito bom!

O Vegas Movie, para a grande maioria das videoaulas que precisam basicamente de ajuste de cor, transição e cortes, pode lhe atender muito bem. Uma vantagem dele é que ele começa em valores muito acessíveis e com um pequeno valor você pode ter um software licenciado.

Para fazer screencasts, gravar a tela de seu computador, o software referência no mercado é o Camtasia. É muito bom e oferece ótimos recursos para esse tipo de videoaula. Ele tem a característica de permitir que você grave o desktop e também a sua webcam simultaneamente.

Se você não tem a necessidade de gravar a webcam simultaneamente e acredita que um software um pouco mais simples pode lhe atender, tem a opção de usar o Active Presenter. Ele tem uma versão gratuita e mesmo em sua versão paga, tem um preço bem interessante.

Tem muitos softwares nessas duas categorias de edição de vídeo e screencast mas, se você está começando, eu te aconselharia a conhecer esses que mencionei: O Vegas Movie, o Camtasia e o Active Presenter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *