Como usar jogo de quiz na aula presencial

Como usar jogo de quiz na aula presencial

Você leciona você sabe que uma das preocupações de um professor é como que ele faz para motivar o aluno, como que ele faz para envolver esse aluno, para que ele participe e preste atenção no conteúdo da aula.

Uma das formas possíveis é você inserir atividades gamificadas durante a sua aula.

À medida que o professor conclui o tópico da ementa é natural que ele faça aquelas típicas perguntas:

Está claro?

Alguma dúvida?

Alguém não entendeu?

Se você já foi ou ainda é aluno, sabe a insegurança que muitas vezes um aluno pode sentir em levantar a mão em meio aos seus colegas e fazer papel de bobo ao dizer que não entendeu e o professor vai precisar repetir.

ttps://www.youtube.com/embed/Fr8-fGlcQeY

Eu sei e você também que esse sentimento de se sentir menos inteligente ao assumir que não entendeu é na verdade uma grande bobeira e que é extremamente natural que existam dúvidas durante a apresentação do conteúdo. As dúvidas fazer parte do processo de aprendizagem.

Mas e aí, quando os alunos não respondem, o que você faz? Continua com a matéria e corre o risco das dúvidas se acumularem?

Faz um exercício de revisão para entrega?

Uma ótima alternativa para essa situação é o uso de um sistema de quiz eletrônico. Nesse sistema você pode cadastrar algumas perguntas baseado no conteúdo para identificar o que não ficou claro na explicação.

Considero que o uso de um sistema de quiz é muito positivo. É claro que você não vai rodar uma pergunta a cada 5 minutos para a sala responder mas pode ser algo muito produtivo se você utilizar uma ou duas vezes durante a aula.

Acompanhe aqui a apresentação de dois sistemas que servem para esse fim.

Há vários sistemas que oferecem esse tipo de funcionalidade mas vou me concentrar em dois. O ProProfs e o Riddle.
Ambos possuem planos pagos e também uma opção de plano gratuito. Os preços são bem acessíveis, com preço a partir de 9 dólares para o ProProfs com vários recursos. O plano gratuito tem recursos mais simples mas ainda assim é bem funcional e serve para o propósito.

Você pode se cadastrar, experimentar e se quiser mais recursos, opta por um dos planos pago.

Tanto o ProProfs quanto o Riddle possuem recursos similares mas eu achei as estatísticas do Riddle bem bacanas, além de ter alguns recursos a mais na versão grátis e vou te mostrar como que você usa ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *