Quais equipamentos preciso para fazer uma videoaula

Quais equipamentos preciso para fazer uma videoaula

Quais equipamentos você precisa para fazer uma videoaula?

Acha que precisa de equipamentos de altíssimo custo? Nada disso e vamos desmistificar isso já!

De maneira geral, tem dois tipos de videoaula que você pode produzir:

  • A videoaula em que você é filmado explicando um conteúdo.
  • A videoaula que você grava a tela do computador enquanto fala.

Pra você fazer uma videoaula em que você se filma, a gente parte de um princípio que vai precisar de algo pra filmar e algo pra segurar esse aparelho de filmar.

Para fazer a filmagem, pode ser mesmo um smartphone, que a grande maioria dos smartphones já fazem filmagens em hd ou full hd com boa qualidade.

Pode também usar uma dessas filmadoras de mão, as conhecidas handycam ou pode ainda usar uma webcam e já gravar no computador.

Você encontra webcam como a Logitech C920 que filma em hd, que é 720p por cerca de 300 reais. Como ela já tem um microfone embutido, assim como um smartphone, é uma solução completa pra gravar o áudio e vídeo.

Para apoiar, você vai ter opções que começam bem baratinhas como esse tripé de mesa.

Se você preferir, dependendo de como for seu espaço, tem opções de tripé de chão.

Se você tiver uma distância maior entre você e a câmera ou mesmo se quiser ter uma qualidade melhor de áudio, um primeiro upgrade é investir em um microfone.

Esse microfone você pode ligar ele direto no smartphone que tá filmando com um extensor ou ligar o microfone em um gravador.

Para microfone, vai ter várias opções, começando por algo como 100 reais e a gravação pode ser feita em um smartphone, tem vários softwares que fazem a gravação de áudio ou mesmo em um gravador dedicado. Se usar um smartphone, você tem custo zero, se quiser uma fidelidade maior de áudio, tem alguns gravadores da sony por pouco mais de 150 reais e depois opções como esse gravador, o tascam DR-05 por cerca de 500 reais.

Se você gravar o vídeo com microfone usando o extensor pro cabo do microfone, já vai ter o áudio e vídeo juntos e é só cortar os erros do vídeo.

Se fizer a gravação do som com um gravador a parte, que vai gerar um áudio com uma qualidade um pouco superior, aí na edição, você só precisa fazer com que o som do gravador coincida com o momento exato do vídeo e tem como fazer isso bem fácil.

Veja que até o momento não comentei nada sobre filmadoras de 5, 10 mil reais ou coisas do tipo.

Dá pra começar a fazer bons vídeos com equipamentos como esse que comentei, investindo bem pouco.

Na hora de fazer a filmagem, se posicione em um local bem iluminado, pode ser próximo à uma janela com luz natural ou auxilia a iluminação com uma luminária ou mesmo com uma luz própria pra filmar como um softbox, se tiver possibilidade.

Então, um smartphone pra te filmar, apoiado em um tripé, com um extensor e um microfone já é um bom kit.

Se ao invés de se filmar, você quer gravar a tela do computador, pode usar uma webcam como já comentei, a C920 da Logitech vai funcionar muito bem pra capturar seu áudio.

Como opção, tem fones de ouvido com microfone, os conhecidos headsets que também funcionam muito bem. Um bom modelo para a isso é o lx-3000 da microsoft.

Depois de tudo gravado, é só passar para a edição, mas isso a gente vê num outro episódio onde vou comentar opções de software para editar seu vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *