Como o professor pode evitar imprevistos

Como o professor pode evitar imprevistos

Se você nunca lecionou, saiba que imprevistos acontecerão.

E, se você já leciona, sabe bem que imprevistos acontecem e nem sempre conseguimos seguir o que foi planejado, o que foi pensado para aquela aula. E se você vai ingressar na atividade de docência, saiba que imprevistos acontecem e você pode estar preparado para eles.

Qual imprevisto pode ocorrer? Vários.

São vários os imprevistos que podem ocorrer na sua aula que acabam por atrapalhar ou até mesmo impedir execução de seu planejamento de aula para aquele dia.

Veja alguns exemplos:

1. Uma turma tem 50 alunos mas comparece só uma dúzia ou até menos e você tem a necessidade de uma grande presença para aquele conteúdo novo que está programado para ser apresentado, por ser um conteúdo importante.

2. Você contava em usar o laboratório de informática para uma aula prática e não vai ser possível porque o laboratório está impossibilitado.

3. A sala de aula de uso habitual teve um problema com o ar condicionado, um vazamento de água, por exemplo, e a turma foi remanejada temporariamente para uma sala e a disposição das cadeiras impede a dinâmica da aula que você preparou.

4. O projetor multimídia da sala está danificado e você está com seu conteúdo todo em PowerPoint.

5. O computador da sala de aula teve defeito e não funcionou e você está com todos os seus arquivos na nuvem ou no pendrive.

Bem você já percebeu que muita coisa pode acontecer para te atrapalhar entre o planejamento à execução.

Imagina só, você planejou cuidadosamente com todo carinho sua aula, pensou no que você ia falar, montou textos, preparou apresentação de PowerPoint, elaborar questionário… mas chegou na hora, teve um imprevisto e não pode seguir o planejado.

A pergunta é: E agora? O que fazer?

Vai dispensar os alunos? Pra que você possa contornar esse imprevisto ainda transformar em algo benéfico (a famosa expressão “fazer do limão uma limonada”), há algumas dicas que você pode seguir.

São elas:

1. Tenha backup.

Você leva os arquivos no notebook? Então leva também uma cópia no pendrive. Leva no pendrive? Leva também em um DVD ou deixa em um serviço na nuvem como o Google Drive, Dropbox… Se você não tem ideia de quais são as vantagens do uso de um Dropbox ou Google Drive, deixe seu comentário aqui, se houver interesse, providencio um conteúdo com dicas de como usar essas ferramentas de maneira a ter benefício ou melhor rendimento em aula.

2. Na sala de aula tem computador? Se for possível, leve seu notebook com seus arquivos já todos organizados.

Você vai ter uma dupla vantagem: uma cópia de todos os seus arquivos e ainda vai ter a possibilidade do computador da sala se um backup do seu notebook.

3. Tenha cuidado com padrões de tomada. Leve adaptadores. Às vezes o notebook tem a tomada nova brasileira de 3 pinos mas na sala só tem a tomada de dois pinos, mais antiga.

4. Tenha cuidado com padrões de cabos de vídeo. Pode ser que o seu notebook não tenha o conector VGA e tenha somente o HDMI ou mini-Displayport. Então, leve adaptadores.

5. Tenha os tópicos relevantes do conteúdo em formato impresso também e não apenas em formato digital. Use a boa e velha impressora. Leve sempre uma cópia impressa pelo menos dos tópicos principais. Isso vai permitir que você siga a explicação mesmo sem a disponibilidade de um projetor, computador ou no caso de uma falha elétrica.

6. Elabore um questionário alternativo sobre os conteúdos da disciplina e deixe sempre à mão para ser aplicado. E quando eu digo a mão, mantenha uma cópia no formato digital mas também uma cópia em papel. Lembre-se que o equipamento de informática pode falhar.

7. Tenha com você videoaulas que abordam conteúdo da disciplina. No momento que seu planejamento falha, por exemplo, tem poucos alunos que te impossibilita de lançar o novo tema ou novo tópico, você pode permitir que os alunos assistam o vídeo do conteúdo da disciplina para logo após fazer uma discussão, resenha ou exercícios. Pode ser uma prática muito boa.

Você pode dar uma olhada em sites como YouTube que possivelmente vai encontrar material útil que apoia a sua disciplina e pode ser usado.

8. Caso seja disciplina com conteúdo que não seja essencialmente teórico, monte a sala em formato circular ou em grupo circular. Você pode lançar um tópico de discussão para que o o resultado da conversa seja apresentado à turma.

Por fim, o imprevisto foi grande e não tem como contornar com um mínimo de qualidade?!

Paciência! Fazer o quê? Às vezes as coisas realmente saem do controle mas pense que você fez a sua preparação para imprevisto, teve o teu plano b e tentou tudo que estava a seu alcance.

Nesse caso, explique a situação da melhor forma possível aos alunos, agradeço aos que compareceram e diga que vocês se verão na próxima aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *