Dez principais vantagens do Moodle

Dez principais vantagens do Moodle

Muita gente comenta sobre o Moodle. Mas qual realmente é a vantagem de usar o Moodle como ambiente de EAD ou mesmo como ferramenta de apoio didático a um curso presencial?

Pensando nessa pergunta, elaborei esse conteúdo para quem está querendo uma ferramenta para montar todo seu curso para ser ofertado a distância mas também para você que dá aula presencial e precisa de uma ferramenta de apoio didático tanto para complementar suas aulas disponibilizando material de apoio e receber trabalhos dos alunos.

Eu lhe digo que eu me enquadro nesses dois grupos: eu disponibilizo treinamentos totalmente à distância e também leciono em um curso de graduação presencial e uso o Moodle como ferramenta didática de apoio complementar.

É claro que devemos considerar que tudo tem suas vantagens mas também suas desvantagens e com o Moodle não é diferente. Pode ser que ele irá lhe atender muito bem mas certamente não resolve todas as demandas.

Como eu acredito que o Moodle possui muito mais vantagens como um gerenciamento de conteúdo para EAD, relacionamento para você as 10 principais vantagens em usar o Moodle.

1. O Moodle é gratuito, o que garante que pode fazer o download, enviar para seu serviço de hospedagem ou disponibilizar em um servidor de sua instituição de ensino sem custo de licença.

2. Ele é relativamente simples de se usar, então não dá muito trabalho para o professor ou para o aluno fazer uso dos recursos mais comuns e podem fazer isso sem ter uma grande dificuldade, de uma maneira bem simples.

3. O Moodle oferece configuração de permissões e níveis de acesso, então você pode cadastrar um segundo professor em uma disciplina, um tutor, os alunos e cada um vai ter um tipo de acesso diferente e vai fazer somente as ações que são referentes ao seu perfil de acesso. Por exemplo, o monitor vai acompanhar e auxiliar os alunos, o professor vai poder fazer tudo e os alunos podem fazer a postagem de conteúdo das participações, comentário no fórum fica tudo em ordem.

4. O Moodle é um ótimo meio para o professor disponibilizar vídeos, arquivos PDF e outros materiais de apoio que vão enriquecer sua aula. Assim como o professor pode disponibilizar os materiais para os alunos e eles podem fazer o envio de trabalhos. Tudo pelo mesmo ambiente. Isso vai lhe ajudar a eliminar aquela pilha de papel que você guarda a cada semestre.

5. Ainda no quesito eliminação de papel, dá para você criar no Moodle, módulos de avaliação tanto para você usar como exercícios intermediários, quanto para você usar como a prova na sua disciplina.

6. O Moodle tem um recurso muito interessante de criação de questões de vários formatos diferentes que oferece já uma randomização automática.

7. Você tem recursos de comunicação assíncrono como fórum, por exemplo, onde você pode promover a discussão e aprofundamento sobre o conteúdo que você estudou e tem também comunicação síncrona, que é a comunicação que ocorre instantaneamente como é o módulo de chat, por exemplo.

8. No Moodle é possível a criação de conteúdos condicionais. Com isso, o aluno precisa cumprir um determinado quesito, cumprir uma determinada ação, por exemplo, passar por um vídeo para ter acesso a um questionário ou para fazer um download de um PDF. Então você como professor pode condicionar que o aluno precisa ter, por exemplo, uma determinada nota no questionário para que ele passe a um conteúdo seguinte no seu planejamento. Se ele não atingiu a nota, pode refazer a resolução para avançar.

9. A cada nova apresentação da disciplina, você pode aproveitar todo o conteúdo, estrutura da disciplina anterior e com isso você ganha muito tempo no preparo de aula porque já está lá tudo elaborado para ser reusado.

10. Além de todos os recursos que já vêm por padrão no Moodle, ele aceita uma grande quantidade de plugins para adicionar ainda mais recurso e funcionalidade.

bônus: Ele tem também uma grande variedade de temas que você pode usar para alterar todo o visual, dar outra aparência conforme você preferir.

Gostou?

Se você gostou dessas dez vantagens, envie seu comentário do que achou e me diga qual que é a vantagem que mais te interessa, que mais se adequa para você. Se você conhece mais alguma vantagem além dessas dez principais, deixe aqui sua mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *